Pequenas atitudes para comprar menos

menos_comrpas

Comprar é um ato tão rotineiro que simplesmente não pensamos na hora de levar um produto novo para casa. Nossos armários estão entulhados de roupas e sapatos, nossas estantes de livros que nunca vamos ler e nossa casa tão cheia de móveis que fica difícil até de transitar.  O pior de tudo é nossa conta bancária, sempre no vermelho, impedindo que a gente usufrua de boas e verdadeiras experiências de vida. Mas, fugir dessa regra de consumo não é tão fácil como parece e por isso separei algumas dicas para ajudar quem está querendo economizar ou ter uma vida com menos coisas:

“Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar.”

Buda

 

Cuidado com as propagandas

A maioria das coisas que compramos, nós não sabíamos que precisávamos até alguma propaganda nos convencer de que aquele produto era essencial em nossas vidas. Então que tal deixar as propagandas de lado? Tire um tempo para cancelar a inscrição das lojas no seu e-mail e recuse panfletos promocionais.

Não dê sorte para o azar

Ficar passeando por lojas online vendo todas as promoções e novidades, ou até mesmo batendo perna no shopping é uma hábito que pode te fazer levar para casa compras absolutamente desnecessárias. Que tal trocar por uma boa leitura ou um tempo no parque?

Cartão de crédito, o vilão

O Cartão de crédito pode ser um grande vilão das suas finanças. A maioria das lojas usa a favor delas a instantaneidade em que você pode efetuar uma compra. Quem nunca viu em algum site, COMPRE COM UM CLIQUE!! Quanto menos tempo você tiver para pensar sobre aquela compra, maiores as chances de levar para casa algum item que você não precisa e que mais tarde irá descobrir que nem queria tanto assim. Por isso, não deixe seu cartão de crédito registrado em lojas virtuais e evite sair com ele se não tiver intenção de usá-lo.

Evite compras parceladas

As facilidades de parcelamento também podem enganar. Não olhe o valor da parcela, veja quanto aquele produto custa realmente. Pense em quantas horas você terá que trabalhar para pagar aquele produto. Vale a pena?

Pense muito antes de comprar

O mais importante é você pensar sobre as suas compras e os produtos que deseja adquirir. Eu preciso realmente disso? Quantas vezes irei usar? Eu posso pagar esse produto sem prejudicar minha renda? A verdade é que se você pensar alguns segundos sobre a sua compra, 90% das vezes você irá desistir dela.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), mostrou que gastar com experiências é capaz de te fazer mais feliz do que gastar comprando coisas. “Um dos inimigos da felicidade é a adaptação”, diz Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia que estuda a questão do dinheiro e felicidade por mais de duas décadas. “Nós compramos coisas para nos fazer felizes e ter sucesso. Mas isso apenas funciona por um tempo, pois coisas novas são excitantes no início, mas depois nós nos adaptamos a elas.” Por isso, precisamos repensar nossa forma de consumir numa maneira de deixar nossos vazios de lado e encontrar uma felicidade que dure mais que uma promoção.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 Comments

Add Yours
  1. 1
    Laryssa Machado

    Oii Tatielly, adorei o post, principalmente porque ando comprando bem menos do que antigamente, e gastando mais com viagens, lazer e encontro com os amigos. Até pouco tempo eu não tinha cartão de crédito e isso me ajudava muito, porém passava horas “passeando” em lojas online. Hoje em dia penso muito bem antes de fazer uma compra desnecessária.

    Beijos
    http://www.larydilua.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *